ORIGENS DO CAMPANÁRIO
A freguesia do Campanário situa-se na ilha da Madeira. A ilha da Madeira foi descoberta em 1419 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira que, no dia 1 de julho desembarcaram na ilha.
A ilha da Madeira tem uma área aproximada de 783 km2 e ê composta por 11 concelhos: Funchal! Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, São Vicente, Porto Moniz, Santana, Santa Cruz, Machico e Porto Santo.
A freguesia do Campanário, com uma área aproximada de 11,80 km2, foi fundada a 15 de maio de 1515. O nome da freguesia – Campanário, teve origem devido à forma de um ilhéu com duas altas pernadas que os descobridores observaram junto à costa destas terras. Este ilhéu que parecia ter a forma da torre de uma igreja, onde se situam os sinos, perdeu uma das pernadas em 1798, derrubada pelo mar.
A freguesia até 1835 estava integrada no concelho do Funchal mas nesse mesmo ano deu-se a criação do concelho de Câmara de Lobos, passando o Campanário a pertencer a este novo concelho devido à maior proximidade territorial. A 6 de maio de 1914 surgiu outro concelho,a Ribeira Brava, que passou a englobar quatro freguesias: o Campanario, a Ribeira Brava, a Tabua e a Serra de Água.
Imagem – O Grande Castanheiro do Campanário, Gravura de P. Langlois, a partir de uma fotografia. 1888
POPULAÇÃO DO CAMPANÁRIO
Desde o início do povoamento o Campanário foi terra de sismaria de D.Manuel de Noronha, neto de João Gonçalves Zarco. Em 1495 já existia um engenho na freguesia e produzia-se 3850 arrobas de açúcar, o que demonstra que emfinais do século XV o Campanário possuía uma comunidade organizada e de relevância.
Em 1598 esta comunidade era de 805 fogos e em 1864 já era composta por 2326 pessoas.
A população duplicou e atingiu em 1930 os 4852 habitantes e em apenas 11 anos aumentou para 5856. O pico mais alto de população foi atingido em 1960 ao residirem na freguesia 6228 pessoas. Após esta data existiu um decréscimo na taxa de nascimentos, mantendo-se a taxa de mortalidade, e iniciou-se a imigração por parte da população, o que resultou numa grande descida do número de residentes.
Atualmente a freguesia de Campanário possui um total de 4317 habitantes (Censos 2021) que se encontram distribuídos em 33 sítios: Achada, Adega, Calçada, Carmo, Chamorra, Chapim, Corujeira, Cova da Velha, Fajã dos Padres, Fajã Velha, Furnas e Amoreiras, Igreja, Jardim, Lapa e Massapez, Lombo do Romão, Longueira, Lugar da Ribeira, Lugar da Serra, Palmeira, Pedra da Nossa Senhora, Pedregal, Pinheiro, Porta Nova, Porto da Ribeira, Quebrada, Roda e Massapez, Rodes, São João, Serrado, Terreiros, Tranqual, Vigia e Voltas.
HERÁLDICA
Cacho de Uvas e Espigas de Trigo
Representam a agricultura como atividade base da economia local, com as suas principais produções do passado e do presente: o vinho de malvasia o trigo,
Monte
Representa o Ilhéu de Campanário que, segundo a tradição local, deu origem ao topónimo da freguesia.
Burelas Ondadas
Representam o Oceano AtlÂntico que banha a freguesia.
CENSOS 2021
Brevemente poderá conhecer a demografia da nossa freguesia. Através dos Censos terá acesso a informação geral como:
- Número total de indivíduos que residem na freguesia;
- Número de indivíduos por género;
- Número de indivíduos por faixa etária;
- Número de indivíduos de acordo com o estado cívil;
- Número de indivíduos por nível de instrução.